Conheça Ana Maria Machado

Ana Maria Machado (1941 – )

Escritora

Ana Maria Machado nasceu em Santa Tereza, Rio de Janeiro, no dia 24 de dezembro de 1941. Foi aluna do Museu de Arte Moderna. Iniciou a carreira de pintora, participou de exposições individuais e coletivas. Formou-se em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Na mesma universidade lecionou no curso de Letras.

Abandonou a carreira de pintora para se dedicar aos livros. Nos anos sessenta foi exilada pelo regime militar indo morar na Europa. Em Paris, trabalhou na revista Elle. Fez doutorado em Linguística orientada por Roland Barthes.

De volta ao Brasil, Ana Maria retomou o seu projeto de escrever livros infantis. Em 1977, ganhou o Prêmio João de Barro pelo livro História Meio ao Contrário. Em 1979, fundou a primeira livraria dedicada a livros infantis no Brasil, a Malasartes.

Em 1993, foi Hors Concours do Prêmio da Fundação Nacional do Livro Juvenil. Em 2000, ganhou o Prêmio Hans Christian Andersen, considerado o prêmio Nobel de Literatura Infantil Mundial. Em 2001, recebeu o Prêmio Literário Nacional Machado de Assis, na categoria conjunto da obra. Atualmente tem mais de 100 livros publicados.

Ana Maria Machado foi eleita para a cadeira nº 1 da Academia Brasileira de Letras. Foi eleita presidente para o biênio 2012-2013. Foi a primeira escritora de livros infantis a fazer parte da ABL.

É uma das escritoras mais importantes da língua portuguesa e suas obras de caracterizam pela importância na adaptação de literatura de tradição oral para as páginas dos livros infantis.


Leia mais artigos sobre Ana Maria Machado aqui no Ilustração Livrada

Este slideshow necessita de JavaScript.

Nascida em: 24 de dezembro de 1941, Santa Tereza, Rio de Janeiro.
Website: http://www.anamariamachado.com/
Contato: Digestivo cultural (http://www.digestivocultural.com/email/enviaremailpara.asp?secao=10&item=5588&nome=Ana_Maria_Machado)

Fontes:
http://www.anamariamachado.com/biografia
https://www.ebiografia.com/ana_maria_machado/
http://www.academia.org.br/academicos/ana-maria-machado/biografia

2 comentários

  1. Eu acho “engraçado” essas pessoas fazerem “tratados” para, no fundo, querer mostrar o seu “profundo” conhecimento e colocando o “carimbo” universidade tal, como se isso fosse qualificar o extenso relato?!. Resumindo: esse livro em questão é CRIMINOSO!; pois induz SIM uma mente infantil a ideia do suicídio.
    Já ouviram dizer que apenas uma frase pode impressionar mais que o livro todo? Ah, francamente, vir com tese “universitária” e papo furado não dá mais nos dias de hoje.
    Sejam RESPONSÁVEIS!
    Se, um dia, uma neta de vocês ler esse “inocente” livro (apenas uma parte FRAGMENTADA) e se engasgar para sempre com um pedaço de maçã, a tese prolixa servirá para alguma coisa???

    Curtir

Não se acanhe, faça um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s