Conheça Luís Camargo

Luís Camargo (1954 – )

Escritor | Ilustrador | Professor

Luís Camargo nasceu em São Paulo no ano de 1954. Estudou Licenciatura em Educação Artística na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) e doutorou-se em Teoria e História Literária pela Unicamp em 2006.

De 1978 a 1981 atuou como professor de artes no projeto Te-Arte, experiência que foi registrada nos livros Quintal mágico: educação-arte na pré-escola e De volta ao quintal mágico: a educação infantil na Te-Arte, ambos organizados por Dulcília Buitoni.

Começou suas práticas como desenhista e ilustrador ainda na juventude, ilustrando cenas de peças como Arena Conta Zumbi, Tango e Bonitinha, mas ordinária. A partir disso, começou a trabalhar com teatro como cenógrafo, figurinista, iluminador e diretor de peças infantis, onde despertou interesse pela arte para crianças e criatividade infantil. No final dos anos 70, dedicou-se a educação de crianças e adolescentes com distúrbios neuromotores e, em 1982, começou a desenvolver pesquisa voltada para a área de ilustração literária.

Publicou 17 livros infantis, tendo conquistado o Prêmio Jabuti na categoria de Melhor Ilustração (1986) por O Catavento e o ventilador. Seu livro Maneco Caneco Chapéu de Funil possui o selo de Altamente Recomendável para Crianças da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Em 1989, suas ilustrações foram expostas na Bienal de Ilustração de Bratislava (BIB).

Em ilustração é um artista que explora diversas técnicas (do lápis de cor à gravura) e como escritor possui preferência pela poesia infantil. Tem entre seus principais trabalhos científicos sobre literatura ilustrada o artigo A Relação entre Imagem e Texto na Ilustração de Poesia Infantil e o livro Ilustração do Livro Infantil.


Leia mais artigos sobre Luís Camargo aqui no Ilustração Livrada

Este slideshow necessita de JavaScript.

Nascido em: 23 de dezembro de 1954, São Paulo, Brasil.
Contato: estilo.barroco@gmail.com

Fontes:
http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa6612/luis-camargo
https://www.youtube.com/watch?v=W3si73fSKKw
https://ccs2.ufpel.edu.br/wp/wp-content/uploads/2016/04/apresentando-luis-camargo.pdf
http://literaturainfantilpoesia.blogspot.com/2016/05/luis-camargo-maneco-caneco-chapeu-de.html

2 comentários

  1. Meu nome é Felipe hoje tenho 40 anos, mas nunca vou me esquecer do Livro; Maneco Caneco, Chapéu de Funil… muito Obrigado Amigo…👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏❤❤❤❤❤❤❤❤

    Curtir

Não se acanhe, faça um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s