Conheça Agatha Christie

Agatha Christie (1890 – 1976)

Escritora

Agatha Mary Clarissa Miller nasceu em 15 de setembro de 1890, na cidade de Torquay, condado de Devon, Inglaterra. É famosa por ser a maior escritora de livros de mistério da História, possuindo a autoria de 93 livros e 17 peças teatrais. Apesar de não ter frequentado a escola (era educada em casa pelo pai e por professores particulares), aprendeu a ler autodidaticamente aos cinco anos, para lidar com o tédio da infância solitária (sua mãe insistia que ela não fosse ensinada a ler até os oito anos de idade). Em 1914, casou-se com o piloto inglês Archibald Christie, de quem adotou o sobrenome que assina suas obras.

Em 1917, desafiada pela irmã a criar uma trama policial, escreve seu primeiro livro, O misterioso caso de Styles, em que o detetive belga, Hercule Poirot, aparece pela primeira vez. O livro só foi publicado em 1920. Escreveu outros livros, mas foi em 1926, com O assassinato de Roger Ackroyd, que alcançou a fama. Alguns de seus personagens mais famosos e emblemáticos são o carismático detetive belga Hercule Poirot (protagonista de 33 de seus escritos) e a informal investigadora Miss Marple (presente em doze livros e vinte contos). Entre seus escritos há seis romances publicados sob o pseudônimo de Mary Westmacott.

Vários acontecimentos em sua vida pessoal são vistos e interpretados como grandes motores dos principais elementos de suas tramas misteriosas, como o período em que trabalhou como farmacêutica durante a 1ª Guerra Mundial, adquirindo amplo conhecimento sobre fórmulas químicas (o envenenamento por cianureto é um dos seus desfechos preferidos para os assassinatos), assim como o seu segundo casamento com o arqueólogo Max Mallowan, o que a permitiu viajar por vários países do Oriente e serviu de inspiração para as tramas de livros como Assassinato no expresso do oriente e Morte na Mesopotâmia.

Outra curiosidade sobre a vida pessoal de Agatha Christie tem a ver com o seu misterioso desaparecimento, logo após a separação com Archibald Christie. Durante uma saída rotineira para resolver questões domésticas, Agatha desaparece e seu carro é encontrado apenas na manhã seguinte, a muitos quilômetros de distância. Durante onze dias, ninguém soube de seu paradeiro até que a equipe de um hotel em que estava hospedada a reconheceu e chamou a polícia. A encontraram sofrendo de uma leve amnésia, não se lembrava quem era nem a identidade de seu marido. Agatha nunca falou abertamente sobre o incidente com a imprensa ou a família e o seu paradeiro, durante o desaparecimento, permanece um mistério.

Agatha Christie faleceu em 12 de janeiro de 1976 em decorrência de uma pneumonia. Segundo o Guiness Book, Agatha é a romancista mais bem sucedida da história da literatura popular mundial, tendo vendido cerca de quatro bilhões de cópias por todo o mundo, com traduções em mais de cem línguas.


Leia mais artigos sobre Agatha Christie aqui no Ilustração Livrada

Este slideshow necessita de JavaScript.

Nascida em: 15 de setembro de 1890, Torquay, Devonshire, Inglaterra.
Falecida em: 12 de janeiro de 1976, Wallingford, Oxfordshire, Inglaterra
Contato: generalenquiries@agathachristie.com

Fontes:
https://www.agathachristie.com/
https://www.ebiografia.com/agatha_christie/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Agatha_Christie
https://www.infoescola.com/escritores/agatha-christie/

Não se acanhe, faça um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s