O Ilustração Livrada agora é um selo editorial independente

Neste mês de agosto fazem cinco anos que este projeto começou. Durante os quatro primeiros anos de atividade, tudo que o Ilustração Livrada se propunha era ser um blog sobre livros, especialmente os livros ilustrados, livros de imagem, quadrinhos, enfim: qualquer publicação literária que desse relevo aos aspectos do seu design físico ou digital. O blog começou como um hobby, apenas com meus textos e depois contou com algumas publicações da nossa colaboradora, a Rayssa.

Durante este tempo publicamos análises de livros, perfis de autores, notícias e curiosidades sobre o mundo dos livros ilustrados. Minha maior surpresa logo nos primeiros anos foi perceber que o tráfego por aqui sempre foi quente, apesar da pouca frequência das postagens: milhares de leitores e muitos comentários. Nos últimos cinco anos, o humilde conteúdo do nosso blog serviu de apoio para artistas, ilustradores, professores e pesquisadores do ramo da literatura, design e ilustração.

Em 2018, a partir do alcance do blog, lancei o curso “A Criação do Livro Ilustrado” que contou com uma dúzia de alunos muito entusiasmados e de onde saíram projetos futuros. Um destes projetos foi o livro da Mimi, escrito pela Vanessa Paulo e ilustrado pelo Monge Lua, um baita sucesso de pré-venda.

Mimi e o Medo, primeiro título infantil do selo Ilustração Livrada

Foi a realização de um desejo antigo: publicar, de forma independente, títulos de artistas queridos que eu boto fé. E foi assim que o irreverente e esporádico blog de livros ilustrados se tornou um selo editorial independente.

Já publicamos dois títulos, o livro Mimi e o medo da Vanessa Paulo e Monge Lua e um título meu, o Havia uma mancha de vermelho-sangrento.

Para o ano de 2021 os planos envolviam lançar uma boa quantidade de títulos e dar um gás ao selo, havíamos iniciado conversas com autores e já estávamos dando corda à revisões e diagramações de vários lindos trabalhos. No entanto, as coisas andam difíceis, por diversos motivos (a pandemia sendo o principal deles) e o Brasil está um caco. Estas dificuldades se refletem no mercado editorial com especial peso nos selos independentes.

No entanto, este sempre foi um projeto irreverente e despreocupado. Apesar de devagar, sabemos que as coisas vão melhorar e não estamos parados. Neste momento estamos com mais três títulos programados e a possibilidade de lançar uma aguardada continuação para o Livro da Mimi!

Quero aproveitar este anúncio para agradecer todos os usuários WordPress que seguem o nosso blog ao longo dos últimos anos e a todos que assinam nossa newsletter e acompanham nosso conteúdo de tempos em tempos. Convido vocês a conhecerem nossa loja virtual onde é possível adquirir nossos títulos, basta CLICAR AQUI.

Devagar e sempre, vamos em frente.

Não se acanhe, faça um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s